quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como melhorar a velocidade da conexão no modem 3G

Neste post compartilho experiências que tive ao utilizar modens 3G para navegar na Internet e também ao prestar suporte para colegas que utilizam estes modens.

Geralmente o discador vem configurado para utilizar “Preferencialmente modem 3G (UMTS/WCDMA)”. Desta forma, por qualquer oscilação, o mesmo passa a utilizar a rede 2G (GPRS/EDGE) e a conexão fica muito mais lenta. 


Uma das soluções que encontrei foi configurar o discador com a opção “Utilizar somente redes 3G (UMTS/WCDMA)”.

É válido lembrar que para isso sua região precisa ter cobertura de rede 3G.

Configurando:

Explicarei como realizar esta configuração no discador da TIM. Estes passos podem mudar nos discadores de outras prestadoras.

1- Abra o discador e clique em “Opções”;
2- Clique em Seleção de rede;
3- Marque a opção “Preferencialmente 3G (UMTS/WCDMA)”;
4- Salve e reinicie seu computador.

10 comentários:

roni disse...

só isso quem é burro que não sabe!

Anônimo disse...

valeu pela dica ,mas ta muito fraquinha kkkk

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jandi TI disse...

Olá Roni e Mateus
Alguns de meus posts recebem comentários que os classificam como posts fracos ou "básicos demais" porém, um dos objetivos do blog é auxiliar aquelas pessoas que não tem tanto conhecimento em informática. Muitos usuários não sabem que podem fazer esta alteração no discador.

Obrigada pelo comentário e pela visita : )

Jandi

alison disse...

jandi,por favor tenta se aprofundar mais nessa questão de configurações de modem,como eu existe muita gente que estão precisando dessas dicas.vlew

Joalison disse...

ae Jandi valeu gata me ajudo muito ;D

Unknown disse...

Por favor, me ajudem a divulgar isso: Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL contra as Operadoras de Internet

Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL através do numero 1331 ou através do site https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Ffocus%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F (fale conosco da ANATEL.

Semelhante ao que aconteceu com as operadoras de telefone celular e mais recente com as de plano de saúde, as agencias reguladoras (Anatel é a que regula telefone e internet) só podem multar e suspender as operadoras se houver um número considerável de reclamações. (Isto também vale para o Procon multar lojas que desrespeitam os consumidores)

Antes de reclamar na ANATEL, é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de internet.

As operadoras de internet lesam os clientes entregando serviço (velocidade de donwload) inferior ao contratado e cobrando o preço total.

Ex.: Você contrata internet de 2Mb e recebe em média 800kbps. Ou contrata 1Mb e recebe só 600kpbs.

Você pode saber gratuitamente qual a velocidade de download que você está recebendo através de sites como http://speedtest.copel.net/ ou http://www.speedtest.net/

A maioria das pessoas nem se dão conta de que estão sendo lesadas, e somente depois de passar muita raiva ao tentar assistir um vídeo no youtube é que ligam para a operadora reclamando da velocidade. Aí eles sempre respondem que a área ou está em manutenção, ou está com instabilidade e dão uma previsão de normalização de algumas horas.

Quando a pessoa já liga dizendo a velocidade que está recebendo, eles agendam uma visita técnica. O técnico vem, faz alguns testes e a velocidade está normal (a mesma do contrato ou até superior) mas alguns dias depois (as vezes até horas) a velocidade cai de novo.

Há alguns meses, a resposta era que a velocidade estava baixa devido ao horário de pico. Mas depois que as operadoras de telefonia foram multadas e suspensas de venderem para novos clientes até que consigam atender os clientes atuais, as operadoras de internet estão inventando essas desculpas esfarrapadas.

A verdade é que, visando apenas o lucro, as operadoras estão vendendo mais do que sua capacidade de atender ao serviço. Por isso eles rateiam a velocidade entre os clientes existentes.

Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL.
Para reclamar na Anatel é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de Internet. Mesmo que eles aumentem sua velocidade por alguns dias.

Se depois você verificar que caiu de novo – reclame na Anatel com esse ultimo protocolo e diga que já reclamou várias vezes e que eles aumentam a velocidade por uns dias mas depois cai novamente. Não precisa dizer que a operadora informou que estava com instabilidade naquele momento, basta dizer que todas as vezes que você mede a sua velocidade, resultado é uma velocidade de donwload abaixo da contratada. O que conta para a ANATEL é a quantidade de reclamações, não a desculpa esfarrapada ou solução que a operadora deu.

É mais fácil reclamar pelo telefone 1331, mas quem quiser reclamar pelo site da ANATEL, tem-se um pouco mais de liberdade para escrever o que quiser e inclusive anexar documentos. Pela internet, tem que se cadastrar. Quem quiser pode fazer um histórico com os dias e horários que você mediu e os resultados.

O importante é as pessoas registrarem o maior número de reclamações na ANATEL com o título: Estou recebendo velocidade menor do que a contratada. Quanto mais reclamações com esse título houver na ANATEL mais rápido as operadoras de internet serão obrigadas a deixar de roubar os clientes.

Espalhe esse e-mail para o maior números de conhecido possível, e principalmente se eles tiverem a mesma operadora que você e morar na mesma região.

Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as operadoras de internet nos roubam. Vamos nos mobilizar e encher a ANATEL de reclamações!

Anônimo disse...

ME AJUDA!!!!MINHA NET E 3G MODEM DA TIM CHIP DA CTBC....EU FORMATEI MEU PC..ANTES DISSO TAVA BOA PRA NAVEGAR DEPOIS DA FORMATÇAO FICAOU MUINTO LENTA JA CONFI..MEU MODEM MAIS NAO ADINTA SE SUBER DE ALGUMA COISA ME FALA MSN=EDUARDO.OLIVEIRA2013@HOTMAIL.COM OBRIGADO..

Anônimo disse...

È a Tim não é nada burra a fiscalização tem que pegar pesado, porque esses planos deles são ridículos
E não beneficia o usuário e sim a Tim pois os mais prejudicados somos nós desses planos abusivo deles
Veja bem os planos 1 Tim lesma pré pago de 50 centavos uma porcaria você só perde teu tempo
e dinheiro e não navega com eficiência.
Plano 2 Tim tartaruga de 2 reais demora 1 século pra entrar nos sites e sua net vive caindo ,você tem 2 hora pra navegar com a net de 300 MP que depois ele cai pra 70 ou 80.
Acho que eles fizeram esse plano quando foram a um putero
Plano 3 ah,Tim você entra na net e ela vive gripada você entra no facebook ou em salas de jogos a sua net fica ah,Tim espirrando
pra entrar nos sites Enfim plano nenhum deles funciona com perfeição.
É gente estamos nas mãos de gente gananciosas e poderosas politicamente falando nê aonde só eles levam vantagem.

Gabriella Marshdevil disse...

nao da pra fazer isso... nessa aba de rede, fica bloqueado (cinza), nao tem como editar!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes